1 Dia Saint Jean Pied du Port a Zubiri

Hoje foi nosso primeiro dia de pedal, acordamos às 5h15, fomos montar as bikes, mas qual a nossa surpresa que o albergue só funciona a partir das 7h, e não foi possivel montar as bikes antes deste horário, na montagem descobrimos que minha bike estava com o aro torto, por uma pancada no transporte, e a da Cris com problemas no guidão e no cubo dianteiro, depois do café  (magro), fomos procurar uma bicletaria, não demoramos para encontrar, mas só abriu após as 9h. Finalmente tudo arranjado, saimos para iniciar o Caminho pelo Rota de Napoleão (já era 11h32), que é a subida pela terra, que originalmente é efetuada pelos peregrinos a pé, e não pelo asfalto como normalmente fazem os ciclistas. A subida pelos Pirineus tem uma paisagem muito linda, assim como o grau de sua dificuldade, empurramos muito, também tivemos nossos primeiros contatos com os peregrinos, cada um com seu proposito, mas todos muitos simpaticos, apesar de parecer com uma torre de babel, gente de todas as nacionalidades, alguns sem conhecer idiomas de outros, mas se fazem entender, pois todos tem o mesmo objetivo. Após a subida dos Pirineus, nos defrontamos com um verdadeiro Dow Hill para chegar a Roncesvalles, lá conhecemos o primeiro brasileiro no Caminho, o Alfredo, de Juiz de Fora, que tinha passado o maior perengue com problemas em sua bike na descida, seguimos caminho para Zubiri,  chegamos muito tarde e os albergues e restaurantes fecham as 22h, lembrando que temos diferença de 5h no fuso horário com o Brasil, e aqui temos sol até as 22h.. Todos albergues lotados, começamos a perguntar para as pessoas sobre hostal ou pousadas, quando a Flávia encontrou uma senhora que conhecia o Sr. José, que alugava casa para peregrinos, Foi uma maravilha,, conseguimos nos alojar num local maravilhoso, tudo de primeira, com um preço muito menor do que o de Saint Jean, e ainda de quebra nos informou sobre um restaurante que funcionava até as 23h., com uma otima comida, a qual conferimos logo em seguida e fomos muito bem atendidos, a comida estava ótima, só nos que estavamos cansados, depois ninguém é de ferro e fomos dormir. Gostaria de poder postar as mensagem diariamente, mas não será possível pois as vezes não conseguimos internet.

Saida albergue
Bikes preparadas para inicio da jornada